quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

BIG projeta edifícios com pistas de esqui nas coberturas

Vencedor de um concurso, projeto de resort de esqui de 47 mil m² é localizado na Finlândia


Ana Paula Rocha

O escritório BIG ganhou uma competição para o projeto de um resort de esqui de 47 mil m² localizado em Levi, na Finlândia. Chamado de Koutalaki Ski Village, o novo empreendimento tem pistas de esqui nos telhados dos prédios e vai ser construído ao lado de um resort já existente.

Divulgação

Segundo os arquitetos, o projeto foi concebido como uma extensão do aglomerado de edifícios existentes em Koutalaki. Os novos prédios são posicionados ao redor de uma praça central, que permite patinar no gelo e pode abrigar eventos de música, além de cafés, bares e restaurantes. "The Village Ski Koutalaki foi concebida como uma extensão dos picos e do resort. Cresceu a partir da topografia natural e não caiu do céu - a arquitetura estende a formas orgânicas de paisagem natural criando uma montanha artificial habitável, bem como para esquiar", afirma Bjarke Ingels, fundador do escritório.
Leia também:
Bjarke Ingels projeta pista de esqui sobre cobertura de usina geradora de energia

A área inteira do resort está conectada por meio de uma rede de caminhos que prioriza os esquiadores e pedestres. O acesso aos telhados se dá por meio de núcleos de elevadores, permitindo esquiar para baixo ou em direção ao pátio. Um elevador localizado centralmente no hotel fornece acesso a um restaurante com uma vista de 360 graus da paisagem e da praça.
Enquanto os quatro edifícios simulam pistas de esqui reais durante o inverno, no verão, segundo os arquitetos, os telhados poderão ser utilizados apenas como uma área verde, misturando-se à paisagem natural e servindo para caminhadas e piqueniques.

Divulgação

Divulgação


Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário