No acumulado do trimestre, o CUB registra alta de 0,85%.
3 de abril de 2012 - O Custo Unitário Básico (CUB) da construção civil do Estado de São Paulo subiu em março, variando 0,40% em relação a fevereiro deste ano.
Calculado pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) e pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o CUB é o índice oficial que reflete a variação dos custos do setor para a utilização nos reajustes dos contratos de obras.
Em março, os custos das construtoras com materiais de construção se elevaram 0,45% em comparação a fevereiro. Já os custos com mão de obra subiram 0,37%, enquanto os salários dos engenheiros registraram leve acréscimo de 0,15%, interrompendo seis meses consecutivos de estabilidade. A média ponderada entre os três itens resultou na variação de 0,40% do CUB representativo da construção paulista (RN-8), que neste mês ficou em R$ 963,25 por metro quadrado.
No acumulado do trimestre, o CUB registra alta de 0,85%, com os custos da mão de obra avançando 0,84% e as despesas com materiais apresentando valorização de 0,91%. Em doze meses até março, o CUB apontou alta de 6,19%. No período, os custos com a mão de obra subiram 9,12% e com os materiais tiveram elevação de 2,47%.
Ainda em março, 10 dos 41 insumos da construção pesquisados aumentaram acima do IGP-M do mês, que recuou 0,43%.
(Redação - www.ultimoinstante.com.br)
Leia Mais: http://ultimoinstante.com.br/setores-da-economia/setor-construcao-imoveis/68171-custo-construcao-civil-fica-marco.html#ixzz1r4NCEvNO
Nenhum comentário:
Postar um comentário