São José dos Campos apresentou saldo de empregos no mês de julho, segundo levantamento do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Segundo os dados, quem mais contratou foi o setor de construção civil, com 697 vagas. O saldo mensal de emprego por município apurado pelo Caged é o resultado da diferença de admissões e demissões de trabalhadores com carteira assinada.
No período de janeiro a julho, São José dos Campos obteve um saldo de 277 empregos. No entanto, no mesmo período do ano passado, o registro foi negativo: - 1.066 vagas.
Para os técnicos da Prefeitura, o saldo positivo reflete as ações implementadas no município para melhoria da empregabilidade, como a capacitação de trabalhadores para as novas vagas que estão surgindo no mercado por conta da recuperação da economia, mesmo que ainda discreta. Entre essas ações, estão a recente lei de incentivo à logística, que concede benefícios fiscais para novas empresas e as já existentes, com a consequente geração de empregos.
No primeiro semestre, o poder público promoveu eventos para capacitação profissional e oferecimento de oportunidades de emprego. Entre eles, estão a Feira do Empreendedorismo e Trabalho, com cerca de 300 vagas oferecidas, a Logvale, no setor de logística, e a Feira de Apoio às Pessoas com Deficiência. Como incremento dessas medidas, também foi lançado o programa Pró-Trabalho, de mão de obra temporária.
Também há investimentos em cursos gratuitos do programa Qualifica São José, com novas parcerias com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial). De janeiro a julho, foram cerca de 8 mil vagas oferecidas.
Fonte: www.agoravale.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário