quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Confiança dos empresários da construção cresce no mês de janeiro

Redução da taxa de juros e desoneração tributária contribuíram para a melhora na expectativa, segundo pesquisa da CNI


Mauricio Lima

A confiança dos empresários da construção civil no setor cresceu mais uma vez, apresentando alta entre o mês de janeiro e dezembro. O resultado foi divulgado ontem (23) no índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), elaborado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). De acordo com a pesquisa, o setor da construção registrou 59,7 pontos em janeiro, valor 1,8 ponto maior que em dezembro. Na pesquisa, índices maiores que 50 pontos representam alta.
Segundo o economista da CNI Marcelo de Ávila, o aumento da confiança no início do ano é normal, mas que a alta mais forte com relação aos anos anteriores pode representar mais confiança na retomada do crescimento da atividade industrial. "A expectativa de manutenção de redução da taxa de juros e as medidas adotadas pelo governo de desoneração tributária contribuem para essa melhora nas expectativas", justifica.
No mês de janeiro, o setor que apresentou menor alta na confiança foi o de construção de edifícios, que registrou 57,8 pontos, ante 56,5 registrados em dezembro. Infraestrutura fechou o mês com 61 pontos, alta de 1,6 ponto, e serviços especializados registraram 61,9 pontos (alta de 2,9 pontos).
Levando em conta todos os setores, o ICEI cresceu 2,5 pontos, registrando 57,3 pontos, maior alta nos últimos dois anos. O ICEI teve o maior índice de crescimento desde janeiro de 2010, quando começou a série mensal do levantamento, que antes era trimestral. Mesmo com este aumento, o indicador continua 4,7 pontos abaixo do registrado em janeiro de 2011 e inferior à média histórica, de 59,3 pontos.

Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário