sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Parque eólico da Petrobras entra em operação no Rio Grande do Norte

Com capacidade instalada de 104 mW, parque deve fornecer energia para 350 mil pessoas


Mauricio Lima
O Parque Eólico de Mangue Seco, no Rio Grande do Norte, acaba de entrar em operação comercial. Composto pelas usinas Potiguar, Cabugi, Juriti e Mangue Seco, o parque será gerenciado pela Petrobras, que pela primeira vez terá um parque eólico sob sua responsabilidade. O início das operações se deu após a última usina, Juriti, começar a funcionar.

Segundo a Petrobras, as operações de todas as usinas começaram oito meses antes do prazo acordado com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A usina de Potiguar está em operação comercial desde 26 de agosto e as usinas de Cabuji e Mangue Seco, desde 24 de setembro e 6 de outubro, respectivamente.

O investimento total foi de R$ 424 milhões e agora cerca de 350 mil habitantes deverão receber energia elétrica do parque. Segundo a estatal, o parque possui a maior capacidade instalada no país com este tipo de aerogerador, com 104 mW. Ao todo, são 52 torres de 2 mW, com cerca de 300 t, compostas por uma torre de concreto e aço de 108 m de altura e um conjunto de três pás de fibra de vidro, com 42 m de comprimento.

A usina Cabugi foi construída em parceria com a Eletrobrás; a usina Mangue Seco, em parceria com a Alubar Energia; e as usinas Potiguar e Juriti, em parceria com a Wobben WindPower.

Fonte: PINIweb

Nenhum comentário:

Postar um comentário