De olho nesse cenário, empresários criam parceria e esperam aumentar faturamento em 30%. O segredo é o networking entre empresas.
A indústria da construção civil, que foi um dos setores mais atingidos pela crise econômica que o País enfrentou nos últimos anos, começa a dar os primeiros sinais de melhora. Segundo um levantamento realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a pedido do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (SINDUSCON-SP), se o novo governo obtiver êxito na aprovação da reforma da Previdência e de outras medidas, estima-se que o PIB nacional cresça 2,5%. Com isso, o PIB da construção voltará a se elevar pela primeira vez em cinco anos, em 1,3%.
De olho nesse cenário, três empresários de Rio Preto decidiram unir forças para impulsionar seus negócios. O engenheiro civil Marcello Romero, o arquiteto Marcelo Cury e o fabricante de estruturas metálicas Fernando Izar fizeram uma parceria entre suas empresas para investir na construção de imóveis residenciais de alto padrão. “Ao vermos o aquecimento do mercado, decidimos formar uma parceria inovadora, pois lidamos com muitos clientes em comum. Vamos começar com imóveis de alto padrão e até o fim do ano atingir as demais faixas de renda”, diz Marcello.
Segundo Marcello, o consórcio entre as três empresas será capaz de oferecer mais opções aos clientes do que as empresas trabalhando individualmente. “Unidos, poderemos diminuir o tempo da construção, pois as empresas trabalham em conjunto. Ao usar estruturas metálicas ao invés do concreto armado, por exemplo, podemos criar projetos diferenciados e voltados para as necessidades do cliente, uma vez que essas estruturas permitem construir mais opções do que o concreto armado”, diz. Com menos de um mês de parceria, os empresários já constroem a primeira casa em um condomínio em Mirassol.
A parceria entre os três só foi possível por serem membros de um grupo que é focado em indicações de negócios, o Business Networking International (BNI). “O networking oferecido pelo BNI proporcionou nosso encontro, pois somos membros do mesmo grupo. Sem isso, certamente não iríamos nos conhecer e ter essa parceria capaz de aumentar em 30% nossos negócios”, complementa.
Para Claudio Bolonhesi, presidente do BNI Start, a criação desse consórcio de empresas foi o resultado da aplicação da metodologia de networking profissional, criada pelo BNI, que tem por filosofia o “givers gain”, ou seja, contribuir para receber. “Esse tipo de parceria entre empresas que atuam no mesmo setor só tem a acrescentar aos negócios. Unir forças é o principal meio para aproveitar o bom momento do mercado”, afirma.
Fonte: http://jornaldiadia.com.br