Os dados mais recentes divulgados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados ( Caged ), doMinistério da Economia , apontam recuperação no mercado imobiliário da cidade. Aconstrução civil encerrou o mês de abril com um saldo de 44contratações . O setor não abria vagas desde agosto de 2018 (33) e acumula 1.358 vagas fechadas somente nos últimos 12 meses. No primeiro quadrimestre, o saldo ainda é negativo (-80) .
Bruno Serpa Pinto, presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi) Niterói, atribui a evolução a lançamentos imobiliários:
— Maio foi o melhor mês de vendas dos últimos dois anos. Os empresários estão se movimentando para novos investimentos , em razão de lançamentos em Piratininga e Charitas, além do Minha Casa Minha Vida de Pendotiba. Em média, cada lançamentoemprega , direta e indiretamente, 300 pessoas.
Considerando todos os setores, em abril a cidade gerou 89 postos de trabalho . E outros dois ramos ajudaram a alavancar o índice: serviços (130) e agropecuária (três). O primeiro fechou 175 vagas nos últimos 12 meses, mas vem diminuindo a retração : o saldo de janeiro a abril é de apenas dez vagas a menos. A agropecuária fechou 44 postos de trabalho entre maio de 2018 e abril deste ano, mas já conseguiu abrir 12 vagas neste primeiro quadrimestre, saindo da recessão .
Em contraponto, o setor que mais demitiu em abril foi o comércio (-45). O ramo vem apresentando números preocupantes: o saldo é de 478demissões em 12 meses e 1.162 apenas de janeiro a abril deste ano.
Em abril, também apresentaram déficit os serviços industriais de utilidade pública (-21), a administração pública (-1) e a indústria , que, apesar de fechar 21 vagas no mês, ainda conta com um saldo positivo de 111 contratações em 2019.
Fonte: oglobo.globo.com/rio
Nenhum comentário:
Postar um comentário