quarta-feira, 22 de maio de 2019

Combate ao trabalho informal na Construção Civil

Flagrante. Fiscais constataram nesta semana demolição irregular, no Centro

O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Piracicaba (Sinticompi) tem intensificado o trabalho de combate ao trabalho informal no setor, assim como o não cumprimento das normas de segurança. A informação foi avalizada pelo presidente da entidade, Milton Costa, que tem coordenado as ações, com trabalho diário em Indústrias e nos canteiros de obras, para checar se o direito dos trabalhadores e as normas de segurança estão sendo respeitadas.
"Infelizmente, com o desemprego, tem pessoas que migraram para o setor e acaba trabalhando sem registro ainda, além de não exigir os equipamentos de segurança. O prejuízo pode ser maior ainda, no caso de um acidente", ressaltou.
Milton Costa contou que, para combater a informalidade e garantir ambientes seguros para se trabalhar, o Sindicato conta com diversas ferramentas, entre elas o Disque-Denúncia (19) 3437-5100. Por este meio, o trabalhador e a população poderão denunciar situações que colocam em risco a saúde do trabalhador ou, no caso de direitos do empregado, não estarem sendo respeitados.
O Sindicato também possui uma equipe de fiscais que percorre os canteiros de obras verificando, in loco, a situação do ambiente de trabalho. "Quando é constatado problemas, busca-se uma solução imediata", frisou. Milton Costa explicou que se há dificuldade em solucionar o problema, o caso é levado ao Cerest (Centro de Referência em Saúde do Trabalhador), assim como à Gerência do Ministério do Trabalho e até ao Ministério Público do Trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário