domingo, 12 de maio de 2019

Desemprego na construção civil é preocupante, diz sindicalista

Resultado de imagem para construcao civil desemprego
Nos últimos 12 meses (março/18 a março/19), Uberaba perdeu 178 empregos na construção civil, de acordo com dados do Cadastro de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia. No período foram contratados 5.007 trabalhadores, enquanto outros 5.185 foram dispensados. 
É um cenário que contrasta com o início da década, quando o número de contratações superava o de demissões. O quadro se agravou no mês de março deste ano, quando o déficit foi de 7,32%. Foram fechados nada menos que 359 postos de trabalho na construção civil.
A situação é grave, alertou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil e Mobiliário de Uberaba (Sticmu), José Lacerda Sobrinho. De acordo com ele, mesmo com anúncio de novos investimentos no setor imobiliário, o número de contratações foi reduzido e, para agravar o quadro, muitas empresas contratam mão de obra de outras cidades para trabalhar no município. “Até mesmo as chamadas pequenas reformas [em residências], que também garantiam o emprego de muitos trabalhadores, acabaram. Quem atua no setor da construção civil tem hoje muita dificuldade de garantir o seu sustento”, frisou. 
Segundo Lacerda, não há medidas em discussão no momento para que a situação seja revertida. “Isso é ruim, porque uma iniciativa para recuperar esse mercado, se tomada hoje, somente surtirá efeitos mais tarde. Houve um tempo que a economia deu uma desacelerada, mas os chamados bicos mantinham os empregos”, ressaltou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário