Com 888 vagas abertas em abril, a construção civil registrou o melhor desempenho na criação de empregos com carteira assinada na microrregião de Campinas (SP) desde janeiro de 2014. Apesar do dado positivo, o setor acumula perda de 12.250 postos de trabalho nesse período de 5 anos e três meses. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.
Os números do setor também se destacam se forem considerados apenas os dados registrados em abril. A construção civil não abria tantas vagas formais na microrregião desde abril de 2012, quando foram contratados 905 trabalhadores com carteira assinada. De acordo com o Caged, o setor emprega 33,1 mil pessoas.
Saldo de vagas da construção civil na microrregião de Campinas
Jul/16
● Construção civil - saldo de empregos: -199
● Construção civil - saldo de empregos: -199
Fonte: Caged
As cidades que mais contrataram na construção civil foram Paulínia (SP), com 363 postos, e Indaiatuba (SP), com 302 contratações.
Economista do Observatório da PUC-Campinas, Eliane Navarro Rosandiski vê os números de abril como positivos, "puxados por obras pontuais na região", mas alerta que no geral, economia ainda não está em "trajetória de recuperação".
Segundo a pesquisadora, na análise dos oito setores avaliados pelo Caged, a microrregião formada por 16 municípios apresentou queda de 5,3% no emprego na comparação com o mesmo período do ano passado: 3.639 em abril de 2019, contra 3.845 de 2018.
Saldo de vagas na microrregião de Campinas
Dados comparativos de abril por setores da economia
Fonte: Caged
"Claramente é uma recuperação puxada pelas obras aqui na região, e evidentemente gera algum tipo de benefício para a economia local. No entanto, ainda temos que ficar atentos para a evolução do emprego industrial, que ainda não mudou sua trajetória de queda", explica a economista.
Cidades da microrregião de Campinas
- Americana
- Campinas
- Cosmópolis
- Elias Fausto
- Holambra
- Hortolândia
- Indaiatuba
- Jaguariúna
- Monte Mor
- Nova Odessa
- Paulínia
- Pedreira
- Santa Bárbara d'Oeste
- Sumaré
- Valinhos
- Vinhedo
Fonte: g1.globo.com/sp/campinas-regiao
Nenhum comentário:
Postar um comentário