As ligas de zinco com alumínio, magnésio e cobre são comercialmente chamadas de Zamac. São utilizadas na indústria, geralmente na fundição sob pressão.
De todas as ligas não-ferrosas usadas na fundição sob pressão, as ligas de zinco são as que possuem maior campo de utilização. Além de possuírem excelentes propriedades físicas, mecânicas e de fundição, essas ligas são facilmente revestidas por eletrodeposição (cobreação, niquelação e cromação) ou por pinturas com tintas e vernizes.
Seus baixos pontos de fusão (aproximadamente 385ºC) conferem perenidade ao molde, permitindo a produção de grandes séries de peças fundidas.
Uma outra qualidade da Zamac é sua grande fluidez, que permite a obtenção de peças de formato complexo e com paredes finas. Podem ser usadas, também, para a fundição por gravidade em moldes permanentes ou em fundição centrifugada. São metais de fácil usinagem.
As ligas Zamac são comercializadas em amarrados de 77, 112 ou 120 lingotes, e em amarrados cintados com até quatro fitas metálicas – envoltos em material transparente e impermeável.
As ligas são armazenadas em local protegido de intempéries e transportadas em caminhões e carretas lonadas.
ObservaçõesAs ligas Zamac 3 e Zamac 5 seguem a norma ASTM B 240: 2007.
A liga ZC8C é um produto desenvolvido pela Votorantim Metais e utilizado em fundição centrifugada.
A liga ZC8C é um produto desenvolvido pela Votorantim Metais e utilizado em fundição centrifugada.
|
* Tolerância + / - 5%
|
* Análise Típica - %
Fonte: Site Votorantim Metais
Nenhum comentário:
Postar um comentário