Os investimentos realizados nos últimos anos contribuíram para elevar o faturamento da Companhia que registrou R$ 201 milhões no período.
Eternit, com 71 anos de atividade e líder de mercado nos segmentos de coberturas, painéis e placas cimentícias, anuncia hoje (09/8) os resultados do 2º trimestre de 2011.
A receita líquida consolidada da Eternit no período somou R$ 201 milhões, uma evolução de 13,2% em relação ao 2T10. Esse desempenho é reflexo do aumento do volume de vendas do mineral crisotila, fibrocimento e telhas de concreto, além da elevação de preço em todas as linhas de produtos.
O volume vendido do mineral crisotila foi de 79,4 mil toneladas, alta de 6,6% quando comparado ao segundo trimestre de 2010. Já o fibrocimento, que inclui componentes para sistemas construtivos, apresentou expansão significativa de 15,7%, totalizando 210,2 mil toneladas vendidas. As telhas de concreto cresceram 14,8%, atingindo 1.493 mil metros quadrados de vendas no segundo trimestre de 2011.
Atualmente, a capacidade anual de produção do mineral crisotila é de 300 mil toneladas; do fibrocimento, 1 milhão de toneladas, e das telhas de concreto, 7,2 milhões de metros quadrados. Durante o 2T11, a Companhia operou em capacidade máxima na mineração do crisotila e acima de 90% na linha de fibrocimento e 80% nas telhas de concreto.
“A Eternit está confiante no crescimento da economia brasileira e, sobretudo, do setor em que está inserida. Com uma estrutura de capital adequada, baixo endividamento e investimentos consistentes com seu Plano de Expansão e Diversificação, a Companhia está bem posicionada para maximizar as oportunidades do setor”, comenta Élio A. Martins, presidente do Grupo Eternit.
O executivo adianta quais os objetivos da companhia a médio e longo prazo: “a partir deste momento, a meta é tornar-se a maior e mais diversificada indústria de materiais de construção do Brasil, com cerca de 50% de seu faturamento proveniente de diferentes linhas de produto”, reforça.
Vendas
O volume vendido do mineral crisotila encerrou o 2T11 com 79,4 mil toneladas, um crescimento de 6,6% quando comparado ao segundo trimestre de 2010. As vendas internas apresentaram elevação de 3,8% e, no mercado externo, o índice foi de 9,9% em relação ao 2T10.
No acumulado do 1S11, as vendas totalizaram 148,2 mil toneladas, 2,3% superior ao volume registrado no 1S10. O volume vendido para o mercado interno totalizou 84,7 mil toneladas, crescimento de 9,0% em relação ao mesmo período do anterior. As exportações totalizaram 63,5 mil toneladas, uma retração de 5,5% em relação ao mesmo período do ano anterior.
O volume vendido de fibrocimento no segundo trimestre de 2011, incluindo componentes para sistemas construtivos, apresentou expansão significativa de 15,7% em relação ao mesmo período do ano anterior. No acumulado do primeiro semestre, as vendas totalizaram 412,9 mil toneladas, 6,0% acima do volume vendido no 1S10.
No 2T11, o volume vendido de telhas de concreto totalizou 1.493 mil metros quadrados, evolução de 14,8% quando comparado com o período do ano anterior e 2.801 mil metros quadrados no acumulado do primeiro semestre de 2011, 18,5% acima do volume vendido no mesmo período de 2010. O crescimento confirma as sinergias entre a Tégula (integrada ao Grupo em fevereiro de 2010) e Eternit, além do bom momento do setor.
Os volumes vendidos de outros produtos (caixas de polietileno, telhas metálicas, louças e assentos sanitários e filtros para tubulações de água) já representam 5,0% da receita líquida consolidada do trimestre, contra 2,4% no mesmo período do ano anterior. Essa evolução é resultado do forte canal de distribuição e da confiança dos consumidores na nos novos produtos sob a marca Eternit, em especial nas louças sanitárias.
Dividendos e Juros sobre o Capital Próprio
Em 2011, o total de proventos distribuídos somou R$ 59,9 milhões, o que representa um dividend yield de 5,6%. A Eternit continua sendo uma das empresas com maior índice de retorno aos seus acionistas entre as companhias de capital aberto no Brasil.
Investimentos
O montante total de investimentos pela Eternit e suas controladas foi de R$ 10,8 milhões no 2T11. A aquisição do terreno, no Porto de Pecém (CE), para a construção da fábrica multiprodutos e investimentos na controlada Tégula para o aumento da produção das unidades de Atibaia, interior de São Paulo e Anápolis (GO), são os principais investimentos que engrossam a soma de R$ 18,9 milhões no primeiro semestre de 2011. Em linha com as iniciativas de diversificação e crescimento, o foco dos investimentos da Companhia está em possíveis aquisições e na construção da nova fábrica no Ceará.
Programa Portas Abertas
Em novembro de 2004, a Eternit lançou o Programa Portas Abertas, com o objetivo de contribuir para o melhor entendimento da sociedade a respeito da extração e beneficiamento do mineral crisotila e da fabricação dos produtos de fibrocimento de forma sustentável. O programa consiste na realização de visitas às cinco unidades produtivas do Grupo – Anápolis (GO), Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ) e Simões Filho (BA) e também à mineradora SAMA, localizada em Minaçu, norte do Estado de Goiás. Desde sua implantação, o programa já recebeu mais de 46 mil visitantes. Para agendar uma visita, verifique a unidade mais próxima e envie uma mensagem aos endereços eletrônicos disponíveis no site da Eternit.
Sobre a Eternit
Com 71 anos de atividade, a Eternit é líder de mercado nos segmentos de cobertura, painéis e placas cimentícias. A empresa tem sede em São Paulo e cinco fábricas, localizadas estrategicamente, nas cidades de Colombo (PR), Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e Anápolis (GO), onde está a controlada Precon Goiás. Possui seis filiais nos municípios de Colombo (PR), Goiânia (GO), Anápolis (GO), Rio de Janeiro (RJ), Simões Filho (BA) e São Paulo (SP). Também detém a Tégula, controlada, que produz telhas de concreto, com cinco fábricas localizadas em Atibaia (SP), Içara (SC), Anápolis (GO), Frederico Westphalen (RS) e Camaçari (BA). Seus produtos são oferecidos em mais de quatorze mil pontos de venda em todo o Brasil. Uma das maiores mineradoras de crisotila do mundo, é a controlada, SAMA S.A. Minerações Associadas, que está situada no município de Minaçu, em Goiás, compõe o grupo.
Companhia de capital aberto, desde 1948, o Grupo Eternit faz parte do Novo Mercado, nível máximo de Governança Corporativa da Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBOVESPA). Em 2006, 2007 e 2011, o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro (empresas “small & mid cap”), de acordo com IR Magazine Awards Brazil e em 2008 e 2010 ganhou o Prêmio ABRASCA de melhor relatório anual para companhias abertas com receita líquida abaixo de R$ 1 bilhão e em 2009 e 2010 o programa de Governança Corporativa da Eternit foi eleito o melhor da América Latina pela IR Global Rankings. Também em 2010, o Programa de Relações com Investidores da Eternit ficou entre os cinco melhores do mercado brasileiro para investidores individuais e em 2011 foi o melhor nesta mesma categoria, de acordo com IR Magazine Awards Brazil.
Fonte: Fórum da Construção
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