terça-feira, 23 de agosto de 2011

Selantes de silicone: o primeiro passo para uma casa mais sustentável




Selante de silicone
Se você estiver procurando formas de economizar dinheiro e aumentar a sustentabilidade da sua casa, mas instalar janelas com eficiência energética ou unidades caras de calefação ou resfriamento de alta eficiência parecem ser uma tarefa assustadora, o primeiro passo pode ser uma visita à loja de materiais de construção para comprar selantes de silicone.
“Os selantes de silicone são fáceis de aplicar e podem evitar que o ar quente ou frio escape, ajudando a manter o calor no inverno e o frio no verão”, afirma Duane Govitz, gerente global de mercado de produtos da marca XIAMETER® da Dow Corning. “Quanto mais bem vedada a sua casa estiver, menos energia você desperdiçará, ajudando a diminuir as contas”.
Nos Estados Unidos, o Departamento de Energia calcula que os proprietários de imóveis podem economizar até 10% ao ano nas contas de energia, simplesmente vedando e isolando a casa. 
“O primeiro passo para alcançar essa economia é vedando as frestas de ar aparentes ao redor de portas, janelas e outras áreas com possível passagem de ar, como aberturas para tubulações e rede elétrica, ventilação, dutos e secadores em sótão”, afirma Govitz.
Em vários casos, esses vazamentos podem ser vedados com uma simples aplicação de selantes de silicone, que costumam vir em bisnagas, latas pressurizadas e cartuchos feitos para aplicações com pistolas de calefação.
Está comprovado que os selantes de silicone funcionam melhor do que as alternativas orgânicas devido à sua estabilidade e resistência a temperatura e intempéries. As propriedades químicas exclusivas do silicone também garantem adesão prolongada, reduzindo a necessidade de reaplicação frequente.
“Os selantes de silicone podem ser usados durante todo o ano para uma grande variedade de necessidades domésticas”, afirma Govitz. “Além de tornar o ambiente à prova de intempéries, os selantes de silicone são úteis em projetos de melhorias, como calefação, junção e preenchimento de frestas em qualquer lugar, do banheiro à cozinha”. 

Fonte: Portal Obra24horas

Nenhum comentário:

Postar um comentário