Iniciada como um pequeno povoado erguido no entorno de uma igreja, Santa Bárbara d’Oeste (SP) traçou uma trajetória de evolução e hoje, aos 200 anos, se consolida como uma das 150 maiores cidades do Brasil e busca se aperfeiçoar cada vez mais em organização e estrutura.
No ano da chegada do bicentenário, comemorado no dia 4 de dezembro, o município se aproxima aos 200 mil habitantes. A população estimada em 2018 foi de 192.536 pessoas, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Construção civil e indústria ajudaram a desenvolver Santa Bárbara d'Oeste — Foto: Thainara Cabral/G1
Santa Bárbara também se destacou na educação e teve uma das melhores pontuações no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEBs) da Região Metropolitana de Campinas (RMC) e do Brasil, segundo a Prefeitura.
Em entrevista ao G1, o prefeito Denis Andia (PV) afirmou que nos últimos seis anos, Santa Bárbara d’Oeste enfrentou um profundo processo de planejamento e execução de obras importantes na saúde, educação, transporte, segurança, infraestrutura viária e saneamento básico para a consolidação de uma cidade organizada e reestruturada em todos os setores.
“Acredito que Santa Bárbara d'Oeste chegou aos seus 200 anos no melhor momento de sua história”, frisou Andia, que está no seu segundo mandato.
Avanços
Ainda que os últimos anos tenham sido de extrema dificuldade para a economia do Brasil, alguns setores demonstraram grande avanço em Santa Bárbara.
De acordo com Denis Andia, o destaque de 2018 foi a construção civil, que teve um volume quase 10 vezes maior do que a média histórica do município. A verticalização por meio da construção de prédios ganhou um grande impulso nos últimos anos.
Potencial
Para o atual prefeito, o maior potencial de Santa Bárbara está no acolhimento de indústrias dos setores metal mecânico, tecnologia e têxtil, que aquecem cada vez mais a economia local.
O potencial se deve ao Parque Industrial já instalado e à qualificação da mão de obra existente na cidade.
Registro dos anos 1930/40 da Companhia de Fiação e Tecelagem Santa Bárbara; setor industrial ajudou a desenvolver cidade — Foto: Cedoc Fundação Romi
“Nos últimos anos, grandes empreendimentos comerciais também ganharam força, centralizando na nossa cidade a convergência do consumo da microrregião, formada também pelas cidades de Americana e Nova Odessa”, contou Andia.
Entre os eixos de maior desenvolvimento comercial local destacam-se, segundo Denis Andia, a Avenida Santa Bárbara e a Avenida São Paulo.
Qualificação da saúde
Para driblar os déficits na saúde, Santa Bárbara focou na reestruturação da Atenção Básica. Conforme a Prefeitura, foram construídos oito novos postos de atendimento e um Centro Médico de Especialidades, além de novas alas do Hospital Santa Bárbara. As inaugurações, segundo Andia, reduziram significativamente as filas históricas de exames da cidade.
“O trabalho continua e até o mês de março de 2019 teremos reformado e ampliado os dois prontos-socorros da cidade. O aperfeiçoamento é uma busca constante”, comentou o prefeito.
Prefeito Denis Andia aposta em qualificação e saúde para próximos anos de Santa Bárbara d'Oeste — Foto: Assessoria/Prefeitura de Santa Bárbara d'Oeste
Para os próximos dois anos, a Prefeitura de Santa Bárbara projeta colher os frutos que plantou ao longo dos últimos seis anos na reestruturação na área da saúde.
Segundo Andia, em 2019, pela primeira vez, os esforços da administração serão voltados à qualificação e ampliação dos serviços prestados no município.
“Nos planejamos muito para que esses próximos dois anos sejam dedicados a algo novo, que é a construção de um Centro de Diagnósticos e Exames que o município nunca teve”, adiantou Denis Andia.
Fonte: g1.globo.com/sp/piracicaba-regiao
Nenhum comentário:
Postar um comentário